Sunday, March 8, 2009

Letra: Judson W. Van de Venter (1855-1939), 1873. Tradução por George Benjamim Nind (1860-1932).

Música: “I Surrender All”, Wilfield Scott Weeden (1847-1908). (Arquivo MIDI, Partitura).

Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Tudo, sim, por Ti darei!
Resoluto, mas submisso
Sempre, sempre, seguirei!

Refrão

Tudo entregarei, Tudo entregarei
Sim, por Ti, Jesus bendito, Tudo deixarei

Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Corpo e alma, eis me aqui!
Este mundo mau renego,
Ó Jesus, me aceita a mim!

Refrão

Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Quero ser somente teu!
Tão submisso à tua vontade,
Como os anjos lá nos céu!

Refrão

Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Oh! eu sinto teu amor
Transformar a minha vida
E meu coração, Senhor!

Refrão

Tudo ó Cristo, a Ti entrego,
Oh! que gozo, meu Senhor!
Paz perfeita, paz completa!
Glória, glória ao Salvador!

Refrão

Esse foi o primeiro hino que o Senhor tocou em meu coração para fazer uma breve análise e,
atentar para a sua letra. Vejamos, o que realmente ele diz:

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, tudo, sim, por Ti darei!

O que significa a palavra tudo? Ora, tudo significa a totalidade, a universalidade das coisas que existem, aquilo que é essencial, qualquer coisa, tudo é tudo mesmo, sem exceção. "... em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo". (Efésios 3:9).

Por acaso, temos alguma duvida quando lemos esse versículo que Paulo, o apóstolo, escreveu aos irmãos de Éfeso, quando diz que Deus criou tudo: os céus, a terra, os animais, tudo? Isso é que é tudo em relação ao universo! Quando alguém ouve o evangelho e pela fé acredita no que ouviu e o Espírito Santo toca o seu coração e se converte, então ela levanta a mão para a igreja saber que está aceitando a Cristo como Salvador, será que ela sabe que tem que entregar a totalidade das coisas da sua vida ao Senhor Jesus para que Ele seja também o Senhor da sua vida? O que é tudo, em relação a nós? Não basta ter Jesus como Salvador é preciso que O tenhamos como Senhor também.

Resoluto, mas submisso sempre, sempre, seguirei! Uma pessoa resoluta é uma pessoa decidida, dinâmica, esforçada, determinada, resolvida. Quando Deus te chama para um trabalho é assim que você tem agido? Com dinamismo e de cabeça erguida? Por exemplo, um irmão te chama para fazer evangelismo, você aceita o desafio determinado a cumprir a vontade de Deus, sem relutar, e se esforça ao máximo para ganhar almas para Jesus ou fica se esquivando, achando que é trabalho de outro irmão?
E quando é para fazer uma visita ao irmão carente, ao irmão fraco na fé você tem sido uma pessoa decidida? E segue em oração e com resolução?

Ser submisso é ser dependente, subordinado, vassalo, obediente, súdito; é fazer o que o Mestre manda. Quando somos súditos. Temos que reconhecer que quando aceitamos a Jesus, nos tornamos seus servos, e, passamos a ser totalmente dependentes em tudo na nossa vida.
Por exemplo, quando vamos tomar uma grande decisão, oramos e pedimos ao Senhor? E se for apenas um pequeno problema? Não importa o tamanho do desafio, da mesma forma devemos orar e contar ao Senhor em oração, e deixá-LO seguir na frente. Não devemos tentar resolver nada por nossa conta, pois podemos cair em situações desesperadoras. Não somos capazes de nada, se o Senhor não permitir.

Seguir a Jesus significa andar com Ele. Andar por onde Ele andou, fazer as coisas que Ele fez. Trilhar as mesmas trilhas. Falar com Ele em nossas orações e contar as nossas alegrias e as nossas dores. Mostrar todas as nossas aflições. "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou". (I João 2:6). Deus é Onisciente, sabemos disso, mas Ele quer que falemos com Ele. Deus quer ver em nós submissão e humildade para pedir. Seguir sempre, sempre, quer dizer literalmente estar com Ele em todo momento. "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça". (Eclesiastes 9:8).

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, corpo e alma, eis me aqui! Ser cristão é gostoso, é maravilhoso, pois sabemos que temos pela Palavra do Senhor a garantia de vida eterna na Nova Jerusalém ao lado de Jesus. Sabemos que temos a Salvação pela Graça e nada neste mundo poderá nos tirar, "Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor". (Romanos 8:39), mas para tudo existe uma condição devemos entregar tudo a Jesus. Isso parece simples, mas não é! Ser cristão também é uma batalha constante, pois satanás não descansa um minuto sequer e precisamos estar sempre vigiando e orando em todo o tempo para que não possamos agir pela carne. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. (Mateus 26:41).

Aquele que pensa que ser cristão é fácil, pensa que é só ir ao templo reunir-se com a igreja as quartas e domingos, cumprimentar os irmãos, cantar hinos sem se aperceber do que diz a letra, acompanhar a leitura da Bíblia enquanto o Pastor está pregando na hora do culto está completamente enganado. Esse precisa realmente se arrepender e se converter.
Ser cristão é amar, é doar tudo de si, é respeitar, é adorar ao Senhor Deus e ao Nosso Salvador Cristo Jesus, é ser humilde. Ser cristão é sofrer a duras penas, é passar por tribulações sem blasfemar, é ser perseguido sem perseguir, sem guardar rancor.

Este mundo mau renego, Ó Jesus, me aceita a mim! - quero ser somente teu! Renegar é renunciar, e, como é que posso renunciar a esse mundo mau? Preciso me converter, me apostatar dele. Por exemplo, se estou seguindo por uma estrada e alguém me diz que não tem saída ou que o fim da estrada acaba em um abismo sem fim, o que eu faço? Bom, eu tenho duas escolhas, ou continuar em frente e cair no abismo ou converter do meu caminho, fazer meia volta e tomar outro caminho seguro. Como é que posso saber se sou verdadeiramente um cristão e se estou renegando ao mundo? Essa pergunta também é fácil de responder: Basta olhar para os seus amigos. São eles do mundo ou da igreja? Qual deles você agrada mais, os ímpios ou os cristãos?

Veja a aprovação de Deus vale muito mais que a aprovação das nações. Não devemos agradar ao mundo. Não significa que devemos nos esconder num quarto escuro e jamais sair dele para não nos misturarmos, ou falarmos com as pessoas ímpias, certamente que não! Estou dizendo que não devemos e nem podemos concordar com as coisas que o mundo faz e oferece e fala. Se for bíblico concordamos, se não for temos que nos apartar. "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas" (I João 1:5).

Quando nossos velhos amigos se tornaram nossos novos inimigos, então está bem claro que somos cristãos e estamos renegando o mundo. Por que faço essa colocação? Simples, não pode haver união entre ambos, a luz e as trevas, é impossível. "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Efésios 5:8). Como pode um cristão pensar como um pecador sem Deus? Ou ainda, como pode uma pessoa do mundo pensar como um cristão se ele não é da luz e nem entende as coisas que vêm da luz? “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam" (João 1:5). Só podemos conseguir falar ao mundo, quando estamos falando da Palavra do senhor, quando estamos pregando a eles. Ainda que sejam inimigos “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem”. (Mateus 5:44). Só agindo desta forma é que podemos dizer: “Jesus aceita me a mim” e “quero ser somente Teu”.

Tão submisso à Tua vontade, como os anjos lá nos céu! Já vimos sobre a submissão, então basta fazer agora a vontade do Senhor como fazem também os anjos no céu. Não como aqueles que se rebelaram contra o Senhor e foram lançados na terra. Mas como os que permaneceram firmes e estão ao lado de Deus.

E qual é a vontade de Deus e de Jesus? Ora se temos mais de 8.000 promessas de Deus na Bíblia, então para cada promessa, certamente há uma condição. Essas condições são o que Deus espera que façamos. Essas são as Suas vontades. Não se engane com a velha Lei do Antigo Testamento, ali se encontram os 10 mandamentos que Deus deixou a Abraão, mas o cristão não está preso aos mandamentos da Lei, ele é salvo pela graça e já não vive mais pela Lei "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus". (Gálatas 2:16, 19), ele precisa cumprir todos os mandamentos da Bíblia, e sem dúvida alguma, eles são milhares. "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”. (Romanos 13:10).

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, oh! eu sinto teu amor Para sentir o amor de Jesus, precisamos ter a sensibilidade de um cristão, a fé. Não é qualquer pessoa comum que sente Seu amor. Para sentir o amor de Jesus precisamos estar perto dEle, e, com fazemos isso senão pela oração. Estamos realmente orando? Estamos também amando nosso irmão, nosso próximo como Cristo disse. "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4:20). Uma prova clara de que para sentir o amor de Deus, precisamos amar. O amor é um dos três últimos dons que restaram aos cristãos. "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". (I Coríntios 13:13).

Transformar a minha vida e meu coração, Senhor! Quando Cristo começa a transformar nosso coração? Essa transformação começa exatamente no momento em que cremos nEle e O aceitamos para nossas vidas.

Tudo entregarei, tudo entregarei, sim, por Ti, Jesus bendito, Tudo deixarei Quando tivermos entendido o que é ser cristão; o que é amar; o que é ter misericórdia; que devemos ajudar o próximo carente, amar o irmão mais fraco, pois é Bíblico amar os irmãos, independentemente do seu grau de fé; que precisamos cumprir um dos principais mandamentos de Jesus que é “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15); que temos que ser santos, pois Deus é santo; que temos que pedir perdão pelos nossos pecados todos os dias; que precisamos nos converter a cada dia; que precisamos abandonar o mundo a cada dia, não nos conformando com o que ele oferece; que não devemos olhar para trás buscando o que abandonamos por Cristo; que precisamos orar sem cessar, seja de joelhos ou não, de olhos fechados ou apenas em espírito “Orai sem cessar”. (I Tessalonicenses 5:17; I Pedro 4:7); que o nosso tempo não é o de Deus, pois quando pedirmos algo e houver demora precisamos perseverar em oração e não blasfemar, pois Deus apenas atende a Seu tempo e, se for da Sua vontade. E é dessa forma que poderemos estar começando a entregar tudo ao Senhor.

Tudo ó Cristo, a Ti entrego, Oh! que gozo, meu Senhor!
Paz perfeita, paz completa! Glória, glória ao Salvador!
Então, passaremos a sentir a felicidade de ser um cristão. Sem peso, sem dúvidas quanto à salvação, sem pormenores, com muitas falhas sim, mas prontos a se humilhar e pedir perdão. Ainda que tenhamos tribulações, estaremos alegres. Isso nos trás gozo e paz perfeita e podemos dar honras e glórias ao Senhor! Irmão esse é o meu alerta “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar”. (I Pedro 5:8). Amém. (Veja em Inglês).

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração". (Colossenses 3:16).

Que Deus abençoe esta mensagem e, de alguma forma te possa ser útil

Fonte: Danny´s HomePage

0 comments: